sábado, 22 de junho de 2013

ATIVIDADE 2

Enumere aspectos favoráveis e desfavoráveis com o uso dos tablets em sala de aula.

13 comentários:

  1. * Chama a atenção do aluno/ desperta o interesse;
    * Dispersa a atenção pra redes sociais e/ou jogos ;
    * Professores mal orientados, escolas despreparadas, mal estruturadas.
    * Se bem utilizado, facilita o rendimento e a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Aspectos favoráveis:o uso da tecnologia, facilidade que proporciona o individuo no mundo atual uma ferramenta de boa utilidade em todas as áreas da educação.

    Aspectos desfavorável: o mau uso dessa ferramenta e pessoas sem capacitação e habilidades.

    ResponderExcluir
  3. * Aulas mais atrativas;
    * Maior interesse por parte dos educandos;
    * Professores não capacitados;
    * Alunos muitas vezes fixam-se em jogos e redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 22 de Junho de 2013
    Disciplina: “A Planilha Eletrônica No Tratamento Da Informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professor: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 2
    Enumere aspectos favoráveis e desfavoráveis com o uso dos tabletes em sala de aula.

    RESPOSTA! CRUZ, L. F.

    Aspectos favoráveis

    • A iniciativa de governos em disponibilizar tais equipamentos para os alunos.
    • Utilização de enciclopédias digitais como exemplo a educopedia http://www.educopedia.com.br/
    • A possibilidade de utilização das plataformas web 2.0 e 3.0 com o apoio de recursos de conectividade, e desenvolvimento e aplicação de projetos.
    • A resolução de atividades com a ajuda de recursos avançados tais como o uso de formulários.
    • A exemplificação de um experimento em muitos casos sem a necessidade de estar em um laboratório.
    • Uma boa ilustração em aulas adversas (Aulas mais dinâmicas) como exemplo: podemos citar a aula de geografia com o uso dos mapas eletrônicos.
    • Uma grande capacidade de troca de experiências (entre professor e alunos na pratica do ensinar e aprender) e compartilhamento de informações, contribuindo para o nivelamento e elevação dos saberes de todos de forma integral.
    • A possibilidade de poder acompanhar as aulas em casa de forma virtual caso o aluno não possa estar na escola. Com o auxilio de programas (apps - Aplicativos) especiais para tais finalidades.
    • A utilização de gráficos para a representação de dados quantitativos provenientes de pesquisas realizadas. Com o auxilio de apps de planilhas.
    • Por parte dos governos Estaduais e municipais que adotem tal tecnologia eles vão reduzir e muito os gastos com a compra dos livros didáticos, etc.

    Aspectos negativos

    • A falta de capacitação para professores no que diz respeito ao manuseio e a utilização de forma pedagógica em aulas nas mais variadas disciplinas.
    • A falta de uma conectividade rede wifi (Rede sem fio) para utilização do tablete de forma conectada na web.
    • A falta de uma proposta pedagógica na escola para trabalhar com tais equipamentos e de apps para tais finalidades pedagógicas.
    • A resistência por parte de alguns educadores em procurar modernizar seus métodos de ensino.
    • A utilização fora do contexto durante as aulas tais como músicas, filmes e jogos no momento da construção do saber.
    • A utilização de apps maliciosos que podem danificar ou roubar os dados.
    • A falta de apoio técnico no ambiente escolar para realizar a manutenção de tais equipamentos.
    • Muitos alunos podem não ter acesso a rede em suas casas.
    • Ainda são equipamentos muito caros para as pessoas em nossa sociedade.
    • A não utilização de tal recurso ou o retardo na utilização do mesmo pode provocar um entrave para o desenvolvimento da sociedade como um todo, é como você ainda com uma bicicleta procurasse ganhar uma disputa (corrida) com alguém dentro de um carro turbo. Ate a linha da chegada, etc.

    By CRUZ, L. F.

    **********************************************************************

    ResponderExcluir
  5. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica no tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Dimas José dos Santos.

    O mau uso dos tablets nas salas de aula poderão causar vários problemas, assim também como se usado de forma correta serão parte indispensáveis no processo ensino aprendizagem.

    Pontos Positivos:

    Atrai a atenção dos alunos;
    Promove uma maior interatividade entre alunos e professores;
    Ajuda a adaptabilidade as novas tecnologias;
    Proporciona aos mesmos um universo mais amplo de conteúdos do que o tradicional;

    Pontos Negativos:

    Deixa os alunos dispersos em outras atividades;
    Promove o mau uso dos equipamentos;
    Gera conversações paralelas aos assuntos tratados em aula;

    ResponderExcluir
  6. pontos positivos.
    Torna aula mais atrativa.
    Faz o aluno manter conetados a outras áreas do conhecimento.
    portabilidade, e questão conteúdo.
    negativa em utilizar ele sem um preparo sem saber suas funcionalidades.
    Se esses aparelhos são jogados na escola sem um projeto pedagógico forte, nenhum resultado positivo será aferido."
    É uma ferramenta ensino aprendizagem basta saber utilizar de forma adequada as necessidades pois desmerecendo os livros mais vai ser muito comum utilizar estes equipamentos como forma de leitura.

    ResponderExcluir
  7. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica no tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professor: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluna: Everalda Cristina

    Primeiramente quando analisamos a inclusão dos tabletes na dinâmica de sala de aula, encontramos uma gama de aspectos favoráveis tais como: a inovação metodológica, o acesso a informações, a reeducação de que os recursos tecnológicos e as redes sociais podem fazer parte da aprendizagem, a colaboração também com a formação ecológica do aluno, conscientizando que o que podemos fazer no caderno fazemos no tablete, aulas prazerosas, descentralização do ensino, autonomia do aluno na busca de informação, ou seja na construção conhecimento.
    Como desfavoráveis percebemos que a falta de segurança por parte dos profissionais da escola para receber esse aluno com agilidade, e também para acompanhar o avanço tecnológico, para a inclusão do recurso faz-se necessário que a escola esteja preparada para tal transformação, porque o que pode ser positivo pode ser negativo, na verdade sabemos que tudo tem os dois lados a diferença que nesse contexto será a educação conscientizadora para a utilização de tais recursos no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  8. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 22 de Junho de 2013
    Disciplina: “A Planilha Eletrônica No Tratamento Da Informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professor: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque


    Como Favorável, vejo como facilitadores do uso de Tablets na educação

    * Acesso a informação;
    * Compartilhar o aprendizado;
    * Atemporal;
    * Projeto Interdisciplinar;
    * Acompanhar de forma avaliativa pelos professores;
    * Identificar as dificuldades dos alunos;
    * Propostas Pedagógicas que ajudem os alunos com dificuldades nas temáticas apresentadas;
    * Promove a autonomia do aluno no seu processo de ensino;
    * Estimula a novas pesquisas;
    * Direciona a tecnologia de forma educativa.

    Como desfavoráveis, vejo entrave para o uso dos Tablets na educação, que poderá se transformar em favorável.
    ** Para um projeto do uso de Tablets na educação ser bem sucedido é necessário...

    ** Uma boa internet nos espaços públicos, principalmente nas escolas públicas;
    ** Capacitação para os professores, com foco no programa;
    ** Uma equipe disponível na rede de ensino como Tecnólogo, Pedagogos e Professores de diferentes áreas;
    ** Objetivos nas propostas com programas direcionados;
    ** Acompanhamento individual para os alunos;
    ** Metas de avanço para os alunos;
    ** Promover espaços para discussão com profissionais e alunos.

    Promovendo estes espaços de discussão será um meio de identificar o que está sendo positivo e negativo para o projeto.

    ResponderExcluir
  9. Tudo terá os pontos positivos e negativos. O uso dessa ferramenta se bem trabalhada e direcionada para o propósito pedagógico renderá bons frutos, se houver uma preocupação constante com a capacitação dos docentes, no que tange a aplicação de software específicos para o objetivo a alcançar, como também um constante cuidado com a infraestrutura no geral.

    ResponderExcluir
  10. Penso que ainda é muito recente a utilização desse tipo de material nas salas de aula. Tanto o professor quanto o aluno precisa de um tempo de adaptação, onde os aspectos positivos ou negativos irão surgir com a prática e familiarização.
    Por enquanto vejo que podemos citar como pontos favoráveis:

    Quebra da rotina escolar
    A possibilidade do uso da internet
    A visualização de materias por vídeo, imagens ou sons.
    O manuseio de softwares
    A velocidade no transmição das informações (ganho de tempo)

    Em contrapartida percebo que em determinadas situações esse equipamento pode "atrapalhar":

    Tirar a atenção do aluno na orientação do professor

    Criar uma dependencia de consultas a internet ( O aluno deixa de raciocinar para pesquisar )

    Uso de softwares com a única função de enterterimento em horário escolar

    Consulta e participação excessiva às redes sociais

    Desestímulo à leitura e mais ainda à escrita.

    ResponderExcluir
  11. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 22 de Junho de 2013
    Disciplina: “A Planilha Eletrônica No Tratamento Da Informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professor: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluna: Diego Silva Ribeiro Alves

    Pontos favoráveis:
    - Praticidade ao acesso as informação compartilhamentos dela;
    Facilidade em pesquisas
    - Relação direta entre a Tecnologia e Educação
    - Despertar Interesse dos alunos e suas supostas dificuldades
    - Acompanhamento dos alunos em redes sociais


    Pontos Desfavoráveis
    - Dependência da internet Funcional
    - Facilidades de desperção nas aulas por sites indesejados
    - Falta de capacitações para os professores
    - Resistência de umguns professores com a tecnologis

    ResponderExcluir
  12. Vantagens:
    Ótimo para estudantes que precisam fazer anotações breves e ter acesso a muitos livros em um só lugar;

    Ótimo para manter-se sempre conectado á internet.

    Desvantagens:

    A resistência de alguns professores;

    A falta de treinamento para os mediadores,

    ResponderExcluir
  13. Favoráveis: Acesso a informática com facilidade em pesquisa;
    Relação entre a tecnologia e a educação;
    Alunos com mais interesse nos estudos;
    Reconhecer as dificuldades dos alunos.
    Desfavoráveis: Dependência da internet.
    Sites de relacionamento desviando os interesses da aula.

    ResponderExcluir