sábado, 22 de junho de 2013

ATIVIDADE 1

O uso dos tablets nas salas de aula já é uma realidade em Recife a partir de agosto e no estado de Pernambuco desde 2012.
Na sua opinião, como você espera os encaminhamentos, dificuldades, fatores promissores na educação dos alunos?

16 comentários:

  1. Se a experiência da rede estadual servir de alguma coisa, a Prefeitua do Recife deveria investir primeiramente em capacitação dos professores e manutenção da rede de internet e elétrica das escolas, antes de distribuir os tablets. Pois, não adianta ter uma tecnologia de última geração, super, hiper moderna se não haverá condições práticas para sua real efetivação.
    A maioria das escolas da rede estadual de Pe, tem tablet, mais não tem acesso a rede wi-fii. Tem tablet, mas não tem uma utilização produtiva do equipamento devido a falta de conhecimento de alguns professores para utilizar a ferramenta.
    Portanto,o que deve ser feito é investir em equipamentos, mas, também em formação. Sem formação, tudo estará resumido em um presentinho, com pretexto educacional que não serve pra educação.

    ResponderExcluir
  2. A principio tem que ter uma capacitação efetiva aos professores, para termos o máximo de aproveitamento quanto a tecnologia dos tablets sem deixar de lembrar que também teremos o compromosso a não perder o controle das tecnologia dentro da sala de aula fazendo com que aja o uso correto do aparelho....

    ResponderExcluir
  3. Os encaminhamentos dos tabletes nas escola teria que ser feito com uma formação sobre o seu uso e de sua utilidade, por que é um grande recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem em todas as áreas da educação.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente é necessário que haja capacitações para os professores, para que os mesmos possam utilizar este recurso para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Pois a partir do momento que os profissionais sejam capacitados os tablets poderão ser utilizados em sala de aula de maneira satisfatória.

    ResponderExcluir
  5. É uma realidade os acontecimentos vivenciados nos últimos tempos em torno da educação, o novo sempre vem, e a inovação nos desafia a buscar novas formas de conhecimento promovendo metas mais modernas para o avanço da aprendizagem.
    As dificuldades estarão em tornos dos desafios propostos, uma vez que, a busca pelo novo desprende uma certa energia para o encontro das soluções. A falta de recursos humanos habilitados a lhe dar com a nova pedagogia ainda é uma realidade deficitária no aspecto pedagógico, mas com os novos treinamentos, os novos programas, as capacitações farão o reencontro e a condução da nova proposta de integração entre a velha e a nova forma de praticar, uma pedagogia libertadora das tendências tradicionais, que até hoje permeiam a forma de transmitir conhecimentos.
    O viés dessa questão é fazer com que a novidade de fato se torne uma ferramenta utilizável para alavancar a forma de aprendizagem, a quebra de paradigma de uma nova sociedade que emerge num cenário diferente e que proporciona, força a se ter uma nova resposta do modelo de transmissão de recursos intelectuais. Motivar o aluno, tanto quanto o professor de descobrir e renovar o potencial de produtor de conhecimento que existe dentro de cada um será um grande desafio e grande conquista para a educação.

    ResponderExcluir
  6. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 22 de Junho de 2013
    Disciplina: “A Planilha Eletrônica No Tratamento Da Informação”.
    Aluno: José Ronaldo da Silva

    A utilização desses materiais nas salas de aula podem sim fazer uma grande diferença na questão de aprendizagem, mas professores devem se capacitar para melhor atender o paralelo do uso desses tablets com o conhecimento necessário para os alunos do ensino médio já que estão em uma fase de mudança e esperança de um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  7. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 22 de Junho de 2013
    Disciplina: “A Planilha Eletrônica No Tratamento Da Informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professor: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 1
    O uso dos tabletes nas salas de aula já é uma realidade em Recife, a partir de Agosto e no Estado de Pernambuco desde 2012.
    Na sua opinião, como você espera os encaminhamentos, dificuldades, fatores promissores na educação dos alunos?

    RESPOSTA! CRUZ, L. F.

    Para a educação é uma verdadeira revolução o uso do tablete é uma realidade atual em muitas escolas no exterior e em nosso país tanto nas instituições publicas e privadas. É uma tecnologia que veio para ficar e mudar os paradigmas para uma nova educação de vanguarda.
    Os alunos com o usos dos tabletes tem em mãos um mundo de possibilidades que podem ser aplicadas no processo de ensino aprendizagem. Além de evitar que o aluno ande com uma grande quantidade de materiais.

    O tablete possibilita muitas facilidades no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem; facilitando o trabalho do docente que deve atuar de forma gerencial (mediador) e a conduzir a aplicabilidade deste recurso de forma construtiva e muito produtiva.

    Como exemplo de aplicação dos recursos do tablete podemos citar, o uso de livros digitais em formatos tais como PDF, HTML e o ePUB; a utilização de vídeos online ou offline; o registro de fotos; a produção de vídeos e de textos; as pesquisas na internet; a utilização de aplicativos para desenhar, a utilização de redes sociais com a implementação de grupos de pesquisa e de discursão, etc.
    _______________________________________________________________

    Apesar de ser bastante pratico o tablete ainda não tem tanto dinamismo quanto um computador, isso é só uma questão de tempo para eles evoluírem, não tem teclado físico (só virtual) você tem que compra-lo a parte, muitos aparelhos não apresentam muitas conexões, e possuem sistemas operacionais distintos como IOS, Android, etc.

    Outro fator que ainda não é muito positivo é o preço, muitos aparelhos estão ainda muitos caros para os padrões de vida de grande parte da população pois tais produtos são carregados de impostos.

    Todos ganham com a utilização de tais equipamentos, pois ele potencializa processos quando esses são utilizados de forma correta é aceleram o progresso da nação, não é a toa que países como coreia do Sul, China, EUA e outros são muito desenvolvidos.

    By CRUZ, L. F.

    **********************************************************************

    ResponderExcluir
  8. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica do tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Dimas José dos Santos.


    Todos os tipos de tecnologias são favoráveis ao processo de ensino aprendizagem, deste que usadas de forma correta. Podemos perceber, que apesar dos equipamentos já estarem nas salas de aula, os educadores ainda não estão capacitados para que a usabilidade venha ser algo eficaz. Podemos afirmar, sem dúvida, que esses tipos de tecnologias como tablets, computadores, data shows, lousas digitais podem contribuir e muito neste processo.

    ResponderExcluir
  9. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
    Disciplina: “A planilha eletrônica do tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Saulo Nunes da Costa

    Vejo essa introdução de tecnologias nas salas de aula como uma tentativa de estimular a curiosidade e a autonomia do estudante. Porém da forma que está sendo feita, pode ter um efeito contrário. É possível estimar que a grande maioria dos professores não sabem utilizar essa ferramenta como auxiliar no processo ensino-aprendizagem, há pouca ou nenhuma capacitação disponível para esse profissional, que acaba utilizando o equipamento para fazer os mesmos tipos de aulas que estava acostumado, com o único diferencial de não precisar escrever. Portanto, creio que uma mudança efetiva irá ocorrer quando os educadores puderem orientar os alunos sob um preparo adequado a essa nova realidade.

    ResponderExcluir
  10. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
    Disciplina: “A planilha eletrônica do tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Alessandra Karla André de Menezes.

    O uso do tablete ,na educação vejo como algo de muito positivo pois mesmo sabendo que existe dificuldades em o professor e aluno a utilizar ferramentas tecnológicas, é saber que o governo está investindo pois em todo o mundo isso já acontece. o que deve ser feito de utilizar esse recursos de forma educacional.

    ResponderExcluir
  11. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
    Disciplina: “A planilha eletrônica do tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno: Everalda Cristina

    A tecnologia contribui para a descentralização do processo de ensino - aprendizagem, a relevância dessa finalidade não é ter apenas o recurso, como por exemplo, o uso do tablete como recurso didático torna-se necessário que o professor esteja preparado para a inovação da sua metodologia, porque constata-se que a colaboração dos recursos tecnológicos aproxima professor e aluno através de uma relação interacionista, porque o aluno não aprende apenas com a informação do professor, nesse processo o professor é o mediador e o aluno um sujeito autônomo na construção do conhecimento.
    A questão não é ter o tablete, mas, compreender a nova dinâmica que este recurso nos oferece, essa compreensão tornasse um fator promissor no contexto educacional, podemos apontar como dificuldade a ausência de formação para os professores trabalharem com êxito esse recurso didático.
    Lembrando da escola da reportagem que assistimos durante a aula no sábado, observa-se que a aquela escola não tem apenas o tablete, mas também pratica a interação das diferentes séries, disciplinas, os alunos não ficam isolados, ou seja, assim Professor- recurso (tablete)- aluno, a escola oferece uma aprendizagem prazerosa, inovadora, acreditamos que é essa meta que a educação almeja nos últimos com a evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  12. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “A planilha eletrônica do tratamento da informação”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque

    Percebo que o uso dos Tablets são importantes para a educação como um instrumento facilitador, mas para isto precisa ter profissionais bem capacitados para desenvolver programas com metodologias e formas avaliativas que sejam interdisciplinar ou por disciplina dependendo do objetivo e do Projeto Pedagógico da Escola. Vejo também como uma proposta de ensino que deverá ser estudada e acompanhada por uma equipe de profissionais de apoio educacional, como por exemplo Tecnólogos, Professores de áreas especificas e Pedagogos. Um projeto deste porte necessita de acompanhamento dos alunos, não basta entregar os Tablets e está tudo resolvido na educação, mas em geral acredito que a tecnologia é uma aliada muito importante para essa nova geração, não temos como fugir dessa realidade.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião todo recurso que se apresenta com o intuito de facilitar o processo de ensino/aprendizagem é bem vindo, desde que exista toda uma estruturação para auxiliar tanto os docentes quanto os discentes na utilização desse recursos focando seus usos de forma pedagógica e facilitadora.

    ResponderExcluir
  14. na minah opinião os recursos aprensentado é muito ultio para o ensino /aprendizado só que irremos encontrar bastante dificuldade para levar nosso aluno ao verdadeiro intuito do uso do recurso!

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia está sendo mais avançada na área da educação, o uso dos tablets será um instrumento que podemos aprender em qualquer lugar da escola, sozinho ou em grupo, basta está conectado.
    Sendo que em sala de aula o professor será um mediador,para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando junto virtualmente.

    ResponderExcluir
  16. Uso dos tablets será de grande importância e utilidade em sala de aula, fazendo ponte entre aluno, professor, informação e pesquisa trazendo assim um grande conhecimento. Porém esse uso deve ser feito de forma orientada para que os alunos não percam o foco.

    ResponderExcluir